quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

CARTA À MÃESINHA


(A Felicianita ao centro)
Esta carta escrita por Feliciana Grade, foi lida pela Suzete Casaca no Carnaval Costeleta


Minha crida Mãezinha do mê curassão

Muito istimo cáo arreceber a minha carta se incontre numa prefêta e feliz saude qué cá mais o mê Manel a gente tá fazendo todos os pussíveis pra istar bem , mas nim por isso a gente tem conseguindo...(um tá coxo das pernas, outro do brasso), mas prontos , pode ser que ,com os balhos do Carnaval cagente se ponha melhores. O mê Manel esse balha como uma avintuinha e atão ê cá, que istou quage coxa dos dois lados, custo a auguentar-me pra não partir o resto da mebíla...

Pôs Mãezinha, ê cá nã le tenho iscrevido porqué cá tenho istado a pruparar os fatos de Carnaval pra mim e pró mé Manel ... Olhe, o mê Manel vai vestido de Currêa lá do campo ò pé da casa da nha avozinha e é cá ,de menistra da Enducação.

Agora é cá tou tã triste que já nim mapetesse ir a lado denhum...Atão não viu o queles fizerem ó senhor qué cá fali lá im cima ?

Ai Mãezinha esta gente tá mesmo maluca!

Atão agora cu senhor tava a fazer as coisas como deviam de ser e inté uns senhores duma terra lá im cima qué cá agora não malembro do nome, tavam a preparar uma homenagem a ele quera pra le agradecerem o quele tem fêto por eles ... mas ele não acitou...Cualcule caté os bebés ficavam todos sastifêtos , porque ,mal nasciam, davam logo um passeio com as Mãmãzinhas deles...e mais os bombêros das embelainças, pró caso de aver algum encêndio pelo caminho, porque nunca se sabe...

Mas isto é assim :quanto mais a pessoa trabalha menos valor le dão.Dá-me cá uma raiva das pessoas serem umas mal agardeçidas!..

Veja lá cu senhor tinha alguns corenta e oito cursos ...Ora tinha mesmo que ser bom...Atão ai aí um menino que não tem nim um do tamanho da cabeçinha dum alfinetinho pecanino (e mesmo assim inté assinou uns prejectos de casas) mas prontos, foi pra fazer jêto a uns amigos e o Sr. Correia lá do campo, quera uma pessoa de valor não agradou às pessoas... Ora bolas, as pessoas são tão enzegentes !...Eu inté quage que chori quando me disseram cu senhor ia sair daquele imprego...

Com a falta de impregos que ai , como é que ele vai sustentar a melherzinha dele e os felhinhos também ? Não acha, Mãezinha ?

Ó Mãezinha veja lá cu senhor inté escreveu 5 livros !...

Bolas , Mãezinha, é cá cunheço uma menina qué minha amiga que iscreveu um e tava toda vaidosa e este senhor iscreveu 5 e ninguem o viu nim um pedaçinho vaidoso, veja lá , Mãezinha !

Coitadinho do senhor. Os médicos também tiveram um pedacinho de culpa... Cumessaram a dizer caquilo nas orgenssas dos hospitais era uma bagunssa dos diabos, que não ai lugar prós duentes e ainda por cima alguns são muita chatos e imbirram que istão duentes e ninguém les tira aquela maluqueira da cabessinha...e atão gritam, gritam e niguém os tira de lá...

Veja lá caté naquele jornal da nossa terra ,que ,como amecê sabe é a Avezinha, ficaram sabendo destas coisas e despois toca a falar do senhor...

È cá cria era vê-los lá, a ver o queles faziam... Era o fazes.!.. Veja lá cu senhor que iscreveu lá pró passarinho da minha aldeia inté disse ca assistência à saude no nosso Purtugal é uma lutaria ... Ó Mãezinha é cá não perssebo o cu senhor quer dezer mas é cá acho cu senhor quer dizer cagente ganha a lutaria quando istá duente purcagente nã paga nada e tem tudo logo ali à mão:chamamos uma embelância , chigamos ó hospital e intramos a currer lá pra drento e ó fim de prái 5 ó 6 oras já istamos cá fora e cheios de soidades de voltar ôtra vez....

E ontre dia ouve um senhor dótor que tá lá do Olcôtim. que disse umas mintiras muita grandes ,mas também binfêta cós despois um senhor daqueles da pulhítica , que só dizem as verdades ( pró caso é cá tou um pedassinho desquessida da cabessa e não malembro do nome dele ), e quando o senhor lá do Olcôtim disse cas orgênssas eram uma vergonha ,cas macas istavam todas atravancadas nos curredores e os médicos a correr pra cuidar dos duentes e os duentes afelitos a pedir as arrastadêras ,a pedir secorro, etecetra , etecetra, e claro cu senhor pulhítico disse logo que não, pois tá quelaro...alguma vez?

Atão prizemplo ele tinha ido lá com a Mãe dele e foi dum estantinho quele se despachou... e eu também...Chiguei lá uma vez com alguns .35 de atinssão ... Eram prai 7 oras da tarde e às 4 oras do dia a seguir já tava despachadinha ...

Atão praqué cas pessoas são mintirosas ,ora ?.

Quando é cá era mais pecanina, amecê punha-me malagueta na língua quando é cá dizia uma mintira ...Atão porqué que não se faz agora o mesmo ?

E também oje é cá vi na tlevisão um senhor a dezer coisas muito feias dos senhores grandes. daqueles que têm mais dinhêro ca eu e o mê Manel juntos, veja lá Mãezinha. Pois só cria que visse Mãezinha ! Era só dizer mal de todos ! Veja lá caté disse ca Justissa era só pra castigar os pobres ... ò Mãezinha, o senhor não istá bom da cabessa, coitadinho... Não acha , Mãezinha ?

É por isso qué cá já disse que só vou vutar se for no mê Manel ,porquele não diz essas mintiras , porqué um homem de respêto,!...Amecê bem sabe qué verdade...

E é cá gosto muito dos senhores pulíticos e nâ acradito no que disse aquele senhor qué dono dos advogados todinhos , porque os senhores dizem que não fizeram mal denhum ,é porque não fizeram ,tá claro...Não acha , Mãezinha?

E um senhor do jornal lá da nossa terra também disse que o povo diz que :Tão bom és tu como és tu....espero que eu e o mê Manel a gente não entre nesses quele diz

Ai as pessoas são mesmo má línguas...Chissa!!!...

Olhe Mãezinha é cá istou muito triste com isto tudo e não quero dezer mais nada, prontos!
Arresseba mil beijos desta sua filha que se chama Felicianita como amecê sabe e já agora não se isquessa de dar os meus comprimentos à nossa vezinha Nesvevinha

Felicianita

(Recolha de Rogério Coelho)

CARTA À MÃIZINHA

UM DESAFIO

A UMA COSTELETA

A senhora que é costeleta mais nova
Diga-me lá o que acha da orientação
Que estamos a dar ao blogue.. aprova?...
Ou como o estamos a fazer diz não!...

Espero receber uma história sua
Para eu publicar aqui no jornal
Pode ser a serenata à luz da lua
Que lhe cantaram às quatro e tal!..

Naquela noite, luarenta, de madrugada
Que só dava romântico e mais nada
E para isso o rapaz tinha muito jeito

Conte-me essa história de amor...
Diga-nos o que sentiu por favor
Para nós supormos o que terão feito...

João Brito Sousa


Às costeletas mais jovens que tenham força e garra suficiente para nos contar uma história romântica, em poesia ou rosa. A gente depois publica MANDEEEEEEEEEEEEEM QUELQUE CHOSE....

O MEU MELHOR PROFESSOR

(investigador algarvio)
O Dr. JORGE MONTEIRO.

Era o Director da Escola quando eu terminei as Secções Preparatórias. Creio que tinha chegado à Escola nesse ano. Leccionava Matemática e Física com a clareza de um autêntico Catedrático.

Na minha vida académica deveria ter tido aí uns cem professores, ensino superior incluído. De todos o Dr. Jorge Monteiro foi o maior. Conhecedor das matérias em absoluto, um poder de comunicação fantástico, uma dicção perfeita, uma lógica na apresentação das matérias, através do método dedutivo, coerente e objectivo, foi um grande professor.

Foi um professor que me deixou as melhores impressões, quer como professor , como homem e como amigo. Posso dizer que o Dr. Jorge Monteiro foi meu amigo.

Um bom professor é aquele que fala de frente para a turma e a domina. Não dá hipóteses ao falatório dos alunos pois prende-lhe a atenção de tal maneira que só o Professor fala e é ouvido.

O Dr. Jorge Monteiro tinha essas qualidades todas, e por isso o considero o melhor professor que tive em toda a minha vida.

Igual a ele, em competência e método, só o Dr. Pereira da Cruz (o Rufino), no Instituto Comercial de Lisboa, também professor de matemática.

Maus houve muitos e o pior foi talvez o Dr. Rebelo da Silva.


FAVOR ESCREVER UMA CRÓNICA INTITULADA “O MEU MELHOR PROFESSOR” para enviar para o blogue, ao cuidado do JOÃO BRITO SOUSA
jbritosousa@sapo.pt ou ao cuidado do ROGÉRIO COELHO, rogerio1930@gmail.com


Obrigado.

Fico à espera.

JBS.

QUEM SE LEMBRA DELE?


CAMISA 7; HONORATO VIEGAS,

natural do ALGOZ, casado, dois filhos, reformado do BNU, licenciado em Direito e advogado, residente em Almada, amante das coisas boas da vida, bom conversador, homem respeitado e respeitador, cumpridor dos seus deveres cívicos e no uso do seus plenos direitos de cidadania, camisa 7 na equipa de futebol da Escola, cumpriu o serviço militar na Guiné com o sargento Manuel Gonçalves, homem viajado pela Europa e outras coisas mais.

Pergunta-se: O que é que o Honorato fez de extraordinário na escola primária e qual era a característica principal na sua qualidade de jogador de futebol na equipa da escola.

Favor responder por mail para jbritosousa@sapo.pt ou rogerio1930@gmail.com

João Brito Sousa

OS MELHORES COSTELETAS NO ANDEBOL

(jogo de andebol)


IREI RECORDAR


alguns bons jogadores de andebol que praticaram essa modalidade na Escola, sob a batuta desse Grande MESTRE que foi o Prof. Américo.

Foi ele que nos preparou para a vida através do desporto.

É um lugar comum dizer-se que a Escola nos prepara para a vida. Mas acho que é verdade. A escola tenta ensinar-nos e nós tentamos aprender o melhor possível, transportando depois esse conhecimento adquirido para a vida fora da Escola.

Onde é a doer mas onde os alunos da Escola deram sempre boa conta do recado, mesmo o Machado que chegava sempre atrasado ao Banco.. Chefe, o barco balouçava muito, faz lá ideia...ouvi o Barradas contar isto na rua Bernardo Francisco da Costa em Almada, às cinco da tarde de um dia qualquer.

O andebol é um jogo onde a bola é jogada com as mãos e pretende-se introduzi-la numa baliza com rede, guardada pelo adversário, que para evitar isso, coloca lá um jogador, a que se dá o nome de guarda redes

O jogo é praticado por sete jogadores, seja, um guarda redes e seis jogadores de campo.

Falemos hoje dos jogadores de campo, já que para os guarda redes, está guardada outra crónica.

Vou indicar os seis melhores que vi jogar e que em minha opinião formavam uma equipa de campeões. Ei-los,,


CARONHO, dizia-se lá na Escola que era o melhor de todos.

CASACA, dizia-se lá na Escola que era um jogador fabuloso.

ZÉ GONÇALVES, simplesmente espectacular

ANTÓNO BARÃO, era grande quando queria; querendo era um espectáculo

GUERREIRO, um remate terrível

BARRACOSA, idem

JESUÍNO, idem

FIGUEIREDO, idem

AMARANTE, um grande defesa

JOAQUIM PADEIRO, idem


Temos dez jogadores seleccionáveis para seis lugares. A minha selecção era:

Defesas ANTÓNO BARÃO, CARONHO, e AMARANTE

Avançados ZÉ GONÇALVES, CASACA e JESUÍNO


Esta equipa era imbatível. O melhor jogador em qualquer modalidade desportiva era o ZÉ GONÇALVES.


VAMOS DISCUTIR ESTE ASSUNTO?

COMENTÁRIOS, esperam-se...

Fico a aguardar...


João Brito SOUSA