segunda-feira, 28 de abril de 2008

QUEM NÃO SE LEMBRA DELE?


BARTOLOMEU DAS NEVES CAETANO

Homem ligado à justiça onde foi funcionário no Tribunal de Olhão
Agricultor e grande produtor de bananas no ALGARVE

Natural de PECHÃO onde é muito considerado

Contemporâneo do ANTÓNIO VIEGAS, do CARLOS GRANJA, do Zé NETO, DO VINBALDO CHARNECA e do IRMÃO, do DANILO e foi da turma do ZÉ MAGANÃO.

O Bartolomeu é um bom costeleta e um bom amigo..

Texto de
João Brito Sousa

CORREIO COSTELETA



O ZÉ MANUEL PIRES, costeleta residente nos STATES, CALIFÓRNIA, está a passar uns meses na sua terra natal, a vila de Estoi.

O Zé Pires é do Curso de Montador Electricista do tempo do VENTURA, que trabalhou nos TLP e residiu muitos anos em ALMADA.

Foram grandes companheiros.

Não sabemos nada do Ventura e queremos vê-lo no almoço anual no dia 8 de Junho próximo em VILAMOURA, onde vão estar o Zé Pires e a esposa.
Tm do Zé Pires 91 753 6002
Email jmpires@aol.com

O blogue http://oscosteletas.blogspot.com, deseja ao casal Pires uma boa estadia por aqui.

Texto de
João Brito Sousa

À CONVERSA COM O COSTELETA



INÁCIO FERNANDES

Desta vez saí do Hotel Eva por volta das onze horas. É domingo, O dia está solarengo e já estou no Aliança a tomar café. O Reinaldo Tarreta ainda não chegou, talvez depois do almoço.

Todavia, antes de entrar, mas já na esplanada, cruzei-me com o vendedor de óculos, que vindo do Norte, aparecia muito regularmente pela baixa da cidade, com o seu “xonante” pregão «Óculos para bista cansada ou miopia!».

Já sentado, então, solicitei do senhor Américo os serviços de engraxadoria para limpeza dos sapatos, na esperança que entretanto alguém chegasse. Sentia-me frustado. E a malta?... Onde é que raio para a malta?

Entra nesta altura o chinês vendedor de gravatas, o Lê On, simulou um esboço de cumprimento a que eu correspondi e, estava quase a perguntar ao chinês pelos costeletas, quando vislumbro uma cara que me pareceu conhecida doutros tempos, fiz alto com a mão direita e perguntei-lhe, tu não és costeleta?....o homem atrapalhado disse, costeleta?.... sim homem, disse eu, pareces-me que frequentaste a Escola Comercial não foi... sim foi, disse o amigo acabado de chegar. E eu disse... estás com tempo?... então senta-te aqui nesta cadeira. E o amigo sentou-se

O teu nome? perguntei-lhe eu..

INÁCIO GUERREIRO FERNANDES, disse o amigo acabado de chegar.

Casado com a costeleta Maria Estrela?
Sim.
Então é com muito prazer que vais tomar um café na minha companhia e, como eu gosto de ouvir malta antiga, vamos trocar aqui umas impressões para publicar no blogue «oscosteletas»

Bem, sabes quem é que me falou de ti? Foi o Zé Dias Lucas do BNU dali de Boliqueime, que mora em ALMADA. Lembras-te dele?.

Sim, esse Lucas foi meu colega de turma.

E conversámos sobre muita coisa.

As tantas fiz-lhe esta pergunta.

INÁCIO, como sei que ainda gostas de futebol, diz-me uma coisa, o FARENSE , como vai?

O Farense tem tido alguns problemas de gestão, passaram por aí uns tipos que deram cabo disso tudo, mas a coisa está a compor-se. Tenho esperança que brevemente ainda vamos colocar o clube na primeira Divisão. Tenho essa fé. A cidade precisa do clube e o clube precisa d a cidade. Tem havido um certo divórcio mas acreditamos que vai haver de novo casamento. Não esquecer que a cidade viveu bons tempos quando o clube estava na primeira divisão. Falo assim porque sou o sócio do clube há muitos anos.

Qual o melhor jogador do Farense de todos os tempos., na tua opinião.

O Farense teve grandes jogadores, desde os de antigamente como o Aurélio e o João Coelho, o Isaurindo e o Gago, o Rialito e o Queimado, o Garcia, o Tarro e o Catoira, o Campos e muitos outros. Mas o melhor, a tratar a bola, foi o costeleta Zé Gonçalves. Nunca vi nada igual. O futebol do Zé, era arte pura, suavidade, génio, talento, elegância. O Zé, era daquele tipo de jogadores que levam as pessoas aos estádios para ver bom futebol.

Do Sporting ou do Benfica?

Sportinguista sempre, desde o tempo dos violinos. Aquela linha avançada hoje ganhava a toda a gente.. Hoje fala-se em Cristiano Ronaldo que ainda há dias falhou um penalty. O Albano não falhou nenhum. Era uma equipa homogénea. Aliás o Travassos em 55 foi á selecção da Europa e deu cartas. Continuo sportinguista. No futebol não se muda.

Literatura. Qual a obra que mais te impressionou?

Li umas coisas, sobretudo o Eça de Queiroz. Gostei muito do “Crime do Padre Amaro”. Mas li os clássicos todos. Tenho um modelo de leitura que é, leio os livros e faço resumos das leituras e depois faço compilações. Não queria deixar de referenciar aqui quatro grandes escritores costeletas: Maria José Fraqueza, Mário Zambujal, Casimiro de Brito e o Norberto Cunha e ainda dois grandes jornalistas: o João Leal e o Zé Marcelino Afonso Viegas.

O melhor filme que viste?

ZORBA, el Grego com o grande Anthony Quin- E está tudo dito.

Um grande amigo?

Franklin Marques. Um grande amigo sem dúvida nenhuma.

A tua carreira profissional?

Estive no Banco do Algarve e no BPA onde cheguei a Gerente aqui na dependência de Faro. È uma profissão de alto risco. Fui colega dos costeletas Aníbal Pereira, Zé Marcelino e Mário Leonardo.

O blogue dos costeletas, conheces?

Sim, considero oscosteletas o ponto de encontro dos alunos da Escola. É ali que nos podemos encontrar, trocar ideias, confraternizar. Vou enviar uns artigos..

E despedimo-nos

Texto de
João brito Sousa

TEXTO PARA DEBATE ENVIADO PELO COSTELETA





DIOGO COSTA SOUSA

QUESTÃO PARA DEBATE COSTELETA.

RETALHOS DE PENSAMENTO

ONDE E COMO ESTARÍAMOS NÓS SEM O 25 DE ABRIL

Onde estaríamos nós sem o 25 de Abril do qual eu sou pró 100%?.Raramente isto se pergunta ....este assunto esta' no mesmo nível do da Republica ou Monarquia, não vos parece.....admitamos que Caetano, era bem intencionado e tinha levado avante uma progressiva caminhada lenta mas segura para a democracia sem o "choque" cultural que foi a revolução, que podemos comparar ao de um vulcão que explodiu em vez de ventilar a excessiva pressão que levou a' dita erupção.

Comparando, e não podemos deixar de comparar quando de hipóteses se fala com Espanha, que fizeram uma transição moderada para a vida democrática", eles " espanhóis não esbugalharam o erário publico e empresarial como nós fizemos, não necessitaram de uma reforma agraria que nos pôs a comprar trigo ao Canada e a vender a terra aos estrangeiros.

A emigração não parou, os campos foram mais abandonados, a indústria principalmente a naval sucumbiu.....claro que podemos argumentar que florescia dado aos baixos salários que se praticavam mas isso não e' tudo porque se ganha hoje de certeza mais na Noruega e, hoje são a uma potência da construção naval...tal como nós éramos. E a questão do ultramar perguntar-se-à?.....Também como se viu no ultimo documentário serio da RTP, eu chamar-lhe-ia muito serio, havia conversações por detrás da cortina que nos levariam mais tarde a negociações e, quica a uma independência mais razoável do que aquilo que se passou e que já foi falado e discutido.

Estaríamos melhor ou pior? Eis a questão!....não sou reaccionário, sou e fui pela revolução mas interrogo-me, depois dos anos passados. Será que foi bem usada a passagem para a liberdade de expressão? Será que não foi abusado o direito de liberdade para infringir o direito de liberdade dos outros?....Pus-te contra a parede....sei que es um homem livre de pensar e expressar. Responde-me.

E vamos festejar os cravos, coitados que tão mal tratados têm sido.

ATE JA MEU VELHO AMIGO PERDIDO E REENCONTRADO

DIOGO ...ainda no activo, e, escrevendo retalhos de pensamento sobre o joelho e....sem rede

publicação de
João Brito Sousa