quarta-feira, 6 de agosto de 2008

CORREIO COSTELETA


A ESCOLA DE ANTIGAMENTE....

por DIGO COSTA SOUSA


Historias do tempo de escola existem aos milhares dentro de no's, pachorra para passa-las ao papel.....e' outra historia!

Eu hoje lendo o apelo do JBS, olhei para traz e ocorreu-me a lembrança dos apelidos que no's miúdos "espetávamos" nalguns dos nossos a partir de qualquer desgraça momentânea que ocorresse ao desgraçado ou defeito físico.......malvadez inocente de crianças! !....Quem se lembra do "Chico cenoura"?....e porque lhe chamávamos o Chico Cenoura?...Imagino que foi visto "roendo" um daqueles tubérculos .

O Chico nem Francisco tinha no nome...era o Manuel Viegas do Nascimento de Bias. E o Larindas? Também ja' aqui se falou dele, hoje empresário de grande sucesso nos USA....o apelido ficou-lhe colado a' pele no dia em que tropeçou nas suas largas sapatilhas de ginastica a que devido a's suas origem Argentinas de nascimento, as chamava de "larindas"....ate' hoje....e o "Salva torrao"...que era o Braz Reis de Almodovar ou Beja, não tenho a certeza...mas recordo o dia em que ficou "baptizado"....num passeio de estudo para o lado cais novo, la' íamos todos, salvo erro segundo primeira de 55/56, por aí', a mare' estava a encher, o Braz Reis viu um torrão que iria ser engolfado pelas aguas e consequentemente derreter-se, não hesitou, correu, desviou-o o dito das aguas invasoras e...traz, ali mesmo ganhou um nome que o deve ter seguido ......ficou o "salva torrão."

Dele eu perdi o rasto....a seguir ao ciclo ele segui o CGC e eu CFS......Ah, falta dizer que o padrinho foi o meu grande amigo ate hoje o Carlos Alberto Gomes Figueiras.....crueldade de crianças.....hoje com o politicamente correcto de certeza que seria uma questão de extra "stresse " imposto a' criança ou jovem, para no's daquele tempo não! Dava para o "atingido" nos dar uma corrida em osso ,umas pedradas que não acertavam mas que afugentavam.....

Que digam se se lembram os do segundo ou primeiro primeira desses anos.....55,56,ou mesmo 57....o ano exacto pode estar errado

Um abraço para todos .


Publicação de

JBS