quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

A NOSSA GERAÇÃO FOI UMA GERAÇÃO DE OURO, Jorge Tavares


.A NOSSA FOI UMA GERAÇÃO DE OURO,
disse Jorge Tavares

DIOGO COSTA SOUSA

É um desses heróis.

O poeta Manuel Madeira chama-lhe o nosso amigo americano.. É um rapaz inteligente, já dizia a nossa professora primária, a senhora D. Helena em Mar e Guerra. Aqui foi parceiro de carteira do Bernardo Estanco dos Santos.

És o amigo perdido e reencontrado, diz - me ele.

Escreve excelentes retalhos de pensamento, com este que se segue:

"Já em casa depois de um dia bem preenchido ,passado com o PAULO, voámos, distraímo-nos com o mais novo da família connosco….Agora e’ tempo de blog, cabeça e corpo cansado ,as primaveras já’ queimadas não perdoam. Passei os olhos pelo Bracipoemas, tento relachar, agora dizem destressar nao e’? e noto que tens alguém que te comenta, diz chamar-se MARIA, quem e’ JOAO? Parece tão sincera e sofredora.

Comoveu-me e não resisti em comunicar-te…….ainda ha gente boa meu amigo ! Conforta-se com a tua poesia, só por isso vale a pena continuares…não pares …descansa sim se necessitares mas não desistas. Mesmo que nem sempre te digamos ,te incitemos mas,…necessitamos que continues.

Muito bem composta a tua prosa sobre aquele grande homem que e’ o mestre Mendonça, eu talvez pensei escrever-lhe uma carta um dia destes agradecendo-lhe o empenho pelo ensino que sempre demonstrou, sem um queixume e, nós sabemos como a juventude pode ser irreverente para dizer só isso….sempre um sorriso, sempre uma explicação acompanhada de uma piada que fazia desanuviar a dificuldade da obra a executar…temos que não esquecer, por miúdos…..formou-nos profissionais para a vida e, por gerações….ensinou pais e filhos estendeu a sua vida docente por décadas e, ao que sei sempre com o mesmo entusiasmo…..no meu tempo nao se falava de reformas de ensino….na nossa escola ,a reforma era levada a cabo sem se falar por homens como os mestres MENDONCA e OLIVIO.

Revolucionaram a forma de ensino sem se aperceberem eles próprios que o estavam fazendo……Grandes condutores de homens que ainda eram meninos…..Nenhum de nós os esquecemos e, dada a oportunidade ai’ estamos nós recordando…como agora, como hoje ,eu e o meu primogénito

Boa noite meu amigo…provavelmente só vais ver este mail amanhã

DIOGO…..AINDA NO ACTIVO

Incentivou-me sempre ...

Aqui lhe deixo um soneto

HÁ MUITA COISA PARA DIZER

Do homem, do cavalheiro... do ser humano
Do gosto pela leitura que volta sempre a reler
De quando se vai e diz João até para o ano
É bom estar com a malta; gosto de conviver

Sabe tudo de engenhos, tudo motores e noras
Das hortas de sequeiro e de todo o regadio
É amigo certo para tudo e em todas as horas
E bate-se por uma causa justa pelo seu feitio

Diz –me de lá, ó João vai ver este e aquele ...
Já sei que a sugestão dada é boa e confio nele
E lá vou eu ao seu simpático convite responder

Ó meu caro companheiro do pull-over vermelho
Ó amigo das horas difíceis e amargas ó meu velho
Há de ti tanta, tanta, tanta coisa para dizer


Mas para isso preciso da ajuda dos bfes Tó Zé Boronha e do Horácio Santos.

Texto de
João Brito Sousa