quinta-feira, 19 de março de 2009

ENCONTRO DE COSTELETAS







À CONVERSA COM O JORECA

Estou no jardim de Faro, perto do Coreto, onde nunca vi nenhuma banda tocar mas onde o Seita tinha a sua “la minute”, o Vieguinhas tinha o quiosque onde os filhos e a esposa vendiam os jornais, o marreco engraxava a três escudos e onde o Verdelhão e o Alex apareciam de vez em quando a bater um papo com o Carlos Alberto Magalhães.

Já nada disto existe, tudo isto é triste mas o Joreca ainda resiste e surge-me de frente.

O Joreca, ou o Jorge Grade Cachaço, foi um charmoso que teve a sua época, equipava do melhor, cabelo preto forte que suportava bem o risco ao meio, fazia parte daquele naipe dos elegantes onde constavam o Luís Cunha sempre impecável, Manel Zé idem, António Manuel Lindo Macedo um craque e outros

O que é que fazes aqui? pergunta-me ele.

Vou almoçar com a malta à Fuzeta, às quintas feiras eles estão lá todos, estou à espera do Nuno. Que ele vai sempre., disse eu.

E os outros, quem são? perguntou o Joreca.

Os outros são, o Tony Casaca, João Parra, Fonte Santa, Manel Poeira, todos costeletas mais o Reina, Madeirinha, Matias e outros.

Boa malta, essa, disse o Joreca.

Impecáveis, disse eu, malta fixe, mas o Manuel Poeira continua um senhor como nos tempos em que era capitão das equipas de futebol onde jogou. Um grande senhor. Fala de tudo com clareza e vê-se que é um amigo. Tenho-o nessa conta.

E a tua malta Joreca, quem eram os eus companheiros, perguntei.

Eram tantos e tão bons amigos, malta que já não vejo à tanto tempo.

Nomes, lembras-te? Perguntei.

Sim, Edmundo Fialho a residir no Canadá, um grande homem e um grande amigo, uma saudade desses tempos. Alfredo Teixeira, hoje grande industrial da moda, Vitélio reformado da Banca, Fernando Palminha meu colega no Sotto o Daniel Mendonça do BNU e o Aníbal o nosso Presidente.

E dos professores podes referir um nome.

Na minha opinião todos deram o seu melhor mas o meu professor inesquecível foi o Professor Dr. Ângelo Passos. You agree?

Um colega inesquecível?

Todos, a quem deixo um abraço, mas o João Cuco talvez tenha sido esse colega.

Uma cena inesquecível?

O Mário Zambujal e o seu exame de inglês. Página 80 menino Mário....

O Nuno chegou e despedimo-nos com um abraço.

Texto de



João Brito Sousa