segunda-feira, 23 de março de 2009

A LÍNGUA PORTUGUESA



“Quando me propus escrever sobre a Língua Portuguesa escrita e falada, o objectivo consistia exactamente em abordar esse tema e não propriamente discutir, quantos séculos tem a nossa língua..

O desvio ao tema, não deverá prejudicar a nossa reflexão sobre o essencial: Saber escrever e falar Português. Comecemos por nós. “


JORGE TAVARES

A LÍNGUA PORTUGUESA


As frases acima, vêm assinadas pelo n/colega Jorge Tavares e o objectivo é bom.

Já tive aqui ocasião de dizer que na RPT 1, todas as manhãs, há um pequeno programa de língua portuguesa muito útil. Na rádio a Drª Edite Estrela também está presente com a sua preciosa ajuda num pequeno programa.


Neste preciso momento, 21, 5 h de segunda feira, terminou um programa de língua portuguesa com o Diogo Infante na RTP2, o que me alegra bastante porque a língua de um país é a sua maior referência.

António Lobo Antunes, por exemplo, quando termina os seus livros, passa-os para um especialista em português para que proceda a uma revisão do texto.


Já escrevi aqui que a língua portuguesa não é de fácil assimilação como aliás outros também dizem, até porque a língua portuguesa vai muito para além da palavra e chega à frase.

Falar e escrever português parece ser a mesma coisa, mas não é. Por isso constato que há aqui duas dificuldades qual delas a maior.


Não sei se lembram daquela frase do livro da quarta classe, “Um caçador tinha um cão e a mãe do caçador era também o pai do cão”

Vejam o que dá a falta da virgula.

Há aí algum professor de português disponível? Seria benvindo...

Texto de
.João Brito Sousa

PORTUGUÊS, UMA LÍNGUA COM MUITOS SÉCULOS...


Jorge Tavares

Quando me propus escrever sobre a Língua Portuguesa escrita e falada, o objectivo consistia exactamente em abordar esse tema e não propriamente discutir, quantos séculos tem a nossa língua. Não tenho preparação nem conhecimentos que me permitam escrever sobre esse assunto, mas tenho a sensibilidade e algum saber, que me permitem avaliar o que está mal, escrito ou falado.
A evocação dos oito séculos da Língua Portuguesa pretendeu unicamente realçar que somos uma Nação já velhinha e, por tal razão temos deveres acrescidos.
Se o Português não tem oito séculos e só tem cinco ( mais ou menos) será um bom tema para o blogue, ampliando desse modo os nossos conhecimentos. Gostava que tal viesse a acontecer!
O desvio ao tema, não deverá prejudicar a nossa reflexão sobre o essencial: Saber escrever e falar Português. Comecemos por nós.


JORGE TAVARES


Recebido e colocado por Rogério Coelho

ANIVERSÁRIO DA NOSSA ASSOCIAÇÃO

DIA 4 DE ABRIL NA NOSSA ESCOLA
vem recordar

ALMOÇO CONVÍVIO NA CANTINA
13 HORAS
Menú especial 15 euros
Servido à mesa
Sopa
Bacalhau c/Natas - Galinha de Cabidela
Sobremesa
Vinho - Sumos - àgua Mineral
Café e Bolo de Aniversário no Bar
15 HORAS
No Auditório entrega do "Prémio Melhor Aluno 2007/2008"
INSCREVE-TE - Trás um convidado
Pelo telemóvel: - 919029068 - Isabel Coelho
(A Cantina precisa de saber c/antecedência
o número de presenças até ao dia 2)
MARCAREMOS FALTA DE COMPARÊNCIA
A Direcção