segunda-feira, 6 de abril de 2009

18º ANIVERSÁRIO DA NOSSA ASSOCIAÇÃO

Maria José Fraqueza

Saudando o colega e amigo


Pela força da nossa estima
Na rota do Verbo Amar
O amigo
Almeida Lima
Eu também quero louvar


Foi um bom educador
Excelente na profissão
Daqui meu simples louvor
Saído do coração


Ao lado da companheira
Que também foi excelente
Uma brilhante carreira
Na caminhada docente

04.04.2009

Maria José Fraqueza


Recebido e colocado por Rogério Coelho

18º ANIVERSÁRIO DA NOSSA ASSOCIAÇÃO

Almeida Lima




O Costeleta e "Patrono do Prémio Melhor Aluno 2007-2008", agradeceu em verso, as palavras emotivas proferidas pelo Costeleta João Leal, sobre o seu perfil, que passamos a transcrever:




AGRADECIMENTO
4/ABRIL/2009

Os anos que frequentei
Esta Escola tão querida
Marcaram os objectivos
Que tracei p´ra minha vida

Embora goste de poesia
À prosa não sou avesso
Mas sinto mais empatia
Quando transmito em verso

A liberdade poética
Faz-nos mais esclarecidos
Ao pôr em actividade
Todos os nossos sentidos

Obrigado Associação
Por eu ter sido o escolhido
Para entregar à Iolanda
Este prémio merecido

Desejo a todos os presentes
Que pela sua vida fora
Sintam a mesma alegria
Que eu estou sentindo agora


J.Almeida Lima


Recebido e colocado por Rogério Coelho

18º ANIVERSÁRIO DA NOSSA ASSOCIAÇÃO




Estas foram as palavras de Boas Vindas proferidas pelo nosso Presidente Libertário Viegas:


É com muito prazer, amizade e alegria que vos saudamos nesta comemoração do décimo oitavo aniversário da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira, ao mesmo tempo que evocamos com saudade a memória dos companheiros que nos deixaram para sempre.
A nossa associação faz anos porque a fundaram por esta altura em 1991 mas o espírito de camaradagem que tem norteado os seus membros vem de muito longe, por exemplo, dos tempos em que um grupo de "costeletas" radicados em Lisboa, cidade onde quase todos trabalhavam na banca, começou a reunir-se.
Pelos apontamentos que o Daniel Mendonça (Daniel Manuel Guerreiro Mendonça) compilou e teve a gentileza de nos oferecer vemos que os convívios anuais começaram de maneira formal em 16 de Maio de 1981, em Lisboa (no "Forno da Brites"), e tiveram por base os finalistas do Curso Comercial de 1956.
A Comissão Organizadora fortemente impulsionada pelo Prof. Américo José Nunes da Costa (o grande aglutinador das vontades que levaram à fundação da AAAETC) integrou de 1981 a 1991 nomeadamente Daniel Mendonça, Júlio Piloto, Justino de Sousa, José Félix, Fausto Xavier, João Ramos, José da Palma, Henrique da Cruz e Jacinto Rodrigues, alguns dos quais viriam a fazer parte da posterior Comissão Instaladora.
Para destacar a acção do Professor Américo, vamos socorrer-nos das referências feitas pelo inesquecível Franklin Marques no "discursinho rimado" em 1994: E, com todo aquele afecto / que se tem por quem se gosta, / lembrar o nome dilecto / d' homem nobre, justo e recto: / Américo Nunes da Costa. / Porque afinal, e em verdade, / a nossa Associação / nasceu da tenacidade, / do querer e da vontade /deste homem de excepção
Por acordo com o Dr. Francisco St. Aubyn, que era o Presidente do Conselho Directivo, a AAAETC ficou sedeada na Escola Tomás Cabreira, apoio que tem sido mantido e que queremos aqui agradecer vivamente na pessoa do Dr. Domingos Grilo, actual Presidente do Conselho Executivo, de quem temos recebido a melhor colaboração.
Feita esta referência à fundação do organismo a que pertencemos, vamos deixar-vos com outro grande "costeleta", o Prof. João Leal, que vai referir-se ao Prof. Almeida Lima ­Patrono do prémio atribuído pela Associação ao melhor aluno finalista de 2007/2008, que este ano distingue Iolanda Filipa Cruz Esteves Sarmento.
Libertário Viegas

A NOSSA ASSOCIAÇÃO CONTINUA EM GRANDE


BOM DIA PARA TODOS OS COSTELETAS

Foi com enorme satisfação e com uma pontinha de orgulho que senti, ao ver que os costeletas se mantém unidos nessa frente de confraternização e reuniram-se para comemorar mais uma aniversário da nossa Associação.

Fico satisfeito e emocionado por peretncer a essa família, mesmo pertencendo aqeles que não puderam estar presentes. Não fui mas estou sempre em tudo o que se relacione com a nossa Escola a quem muito devo e quero.

AÍ VAI UM ABRAÇO PARA TODOS DO

João Brito Sousa