terça-feira, 23 de junho de 2009

UMA RUA DA CIDADE A FRANKLIN MARQUES

Franklin Marques


Zé Paixão


Foi com imensa satisfação que tomámos conhecimento pelo Presidente da Assembleia Joaquim Teixeira.

A ideia, colocada pelo Zé Paixão, deu os seus frutos.

A Câmara vai atribuir, no dia 7 de Setembro, dia da cidade, o nome de Franklin Marques a uma rua da cidade.


Recordando:

Zé Paixão, do seu artigo aqui colocado em 19 de Fevereiro, destacamos a seguinte passagem:

"Ele agora está a descansar no acampamento final... o eterno!... a aguardar a chegada dos amigos... e, até lá resta sugerir aos que estão cá, que se faça uma prova de gratidão. Por tudo o que ele fez no ensino e no desporto, tantas gerações, merece que a edilidade farense lhe faça uma homenagem atribuindo o nome de Franklin Marques, professor e amigo exemplar a uma rua da cidade"


Colocado por Rogério Coelho



AFINAL QUEM É O JOÃO?


JOÃO VIEGAS DOS SANTOS

O Diogo Costa Sousa, lá no Região Sul para onde enviei uma crónica acerca do almoço costeleta, vem enviar um abraço ao João dos Santos, por alcunha o Santa Luzia, como supõe, tivesse sido da turma dele em 53/54, conforme diz o próprio no comentário feito no Região Sul.

Eu penso que o Diogo está enganado.

O João Viegas dos Santos entrou na Escola no meu ano e foi da minha turma, o 1º 1ª de 52/53. Estou a vê-lo, meio lourito, na sala 18 do primeiro andar, na fila encostado à parede e parceiro de carteira do Zé Pedro Soares.

Na porrada este João dos Santos da minha turma era o maior, apesar de haver lá outros bons como o Reinaldo Neto de Estoi, o Zé Pedro Soares da Fuzeta, o Ivo de Olhão e eu também dava uns toques, mas levava mais do que dava.

Disse-me o Zé Maganão que o João dos Santos foi o único que na Largo de S. Francisco, certa vez , deu uma carga de porrada no António Rodrigues de Olhão, que foi meu parceiro de carteira no segundo ano e que era rijo como um raio. Mas o João deu-lhe.

Peço a quem ler este artigo que não se escandalize com o que aqui digo, porque a porrada nos recreios das escolas está bem escarrapachado no livro do Prof. Dr. Daniel Sampaio e é uma realidade da juventude..

Estes que aqui cito eram da minha turma mas havia mais.

Dessa minha turma de 52/53, constavam;.

na fila em frente à secretária da professora, o Bartílio e o Luís Guimarães, o Reinaldo e o Herlander, o Humberto e o Viegas, o João Baptista e o Marcelino, o Manuel Guerreiro e o Joaquim Cruz, o Zé Mateus e o Zé Vitorino.

Na fila do meio, Moreira e Ramos José, Quicas e Geraldes, Brito de Sousa e Jorge Amado, Bica e Arrais Custódio, Ivo e Francisco Cabrita, e...

Na fila logo à entrada da sala, Zé Júlio, Manuel, João dos Santos e Zé Pedro Soares, Sares Reis e...

Deixo a pergunta, esta era a tua malta?

Abraço da rapaziada de 52.

João Brito Sousa.