terça-feira, 14 de julho de 2009

PONTOS DE VISTA COSTELETA



MARIA JOSÉ FRAQUEZA E EU.

Prezado Amigo Brito Sousa

Li o comentário único, que suponho feito por si, ao meu soneto que é apenas um trabalho premiado. De facto, em relação ao desporto que sempre foi melhor tratado que a cultura (principalmente a poesia) há sempre grandes diferenças. Para si fico grata pelo comentário.

Mas em relação à prosa e à poesia, não se podem comprarar por natureza diferente, além de que os temas diferem bastante. Enquanto no texto, escrevemos ao rigor da pena sem preocupações de regras que a poesia clássica exige, é muito fácil dizer o que nos vai na alma livremente. Sendo o soneto - a poesia de arte maior - obedecendo a regras, no aspecto da rima, da métrica e da mensagem - ela espartilha um pouco o que queremos dizer, nem todos estão à altura de avaliar a poesia clássica, nas suas diversas vertentes que exigem obediência à estilista, nomeadamente nos concursos.

Eu não gosto de criticar aquilo que vejo mal, pois leio muitos sonetos que não estão correctos e contudo, nunca me pronuncio de forma destrutiva, o meu objectivo é fazer critica construtiva.

Daqui não me afecta o perder em relação ao desporto, porque o desporto ganha sempre à cultura. À poesia poucos ligam, a maior parte deles nem lêem os livros que publicamos. Eu tenho 12 livros de poesia e 4 de prosa editados. Quantos costeletas conhecem a minha obra? Quantos já visitaram a minha casa museu? Quantos se interessam pelos poetas? Quantos conhecem os poetas dos jogos florais?

Só tenham pena que em nome da amizade se desconheçam os bons amigos.

ONDE ESTÃO MEUS AMIGOS?

Onde estão, meus amigos, onde estão?
Onde está quem cultiva sentimentos?
Onde está quem diz ter bom coração?
Onde estão bons amigos de momentos?

Onde está o que tenho como irmão?
Onde está o que fala a quatro ventos?
Onde está quem faz bem na ocasião?
Onde está quem pratica mandamentos?

Onde está teu amigo não cobarde?
Em palavras jamais farão alarde...
Onde estão todos esses que eu acato?

Onde está quem pratica a caridade?
Onde estão os conceitos de irmandade?
Onde estão? Que lhes faço o seu retrato!

Maria José Fraqueza

Com amizade



PS- Cara Maria José..

Foi eu que levantei problema da vitória do futebol sobre a cultura. No sentido irónico claro está. Sou pela cultura mas também aprecio um bom texto sobre futebol e achei bem escrito o texto do Jorge Tavares.

Parece-me que ficou melindrada com a “derrota” mas não é disso que se trata, porque aqui não há derrotados. O que eu quis referenciar é a superioridade do futebol em relação a cultura, a nível nacional (compare o nº de jornais e programas de televisão que têm um e outro aspectos da vida portuguesa e custo unitário das publicações) e verá que o futebol é privilegiado.

Acho mal que não critique, porque você percebe da poda. Não crítica não se evolui. A critica construtiva é necessária. Então faça favor de criticar

Não concordo que só considere bons amigos os costeletas que conheçam a sua obra literária e Casa Museu

Zé os bons amigos somos todos.


TEMAS PARA DISCUSSÃO GERAL

Quando diz, que:

“ a prosa e poesia, não se podem comparar por natureza diferente, além de que os temas diferem bastante ...”

Apresento-lhe a minha versão sobre o asssunto.,


ESCRITOR E POETA


Um jornalista do JN do Porto, referindo-se a Rui Lage, designa-o como escritor e poeta, nestes termos: “envolvido na execução da tese de doutoramento, a apresentar em breve, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Rui Lage, escritor e poeta, reconhece que, actualmente, não tem tanto tempo, como desejaria, para ler” O problema que quero abordar aqui, é se será legítimo. encaixarmos o campo do poeta no campo do escritor e com uma só palavra definirmos as duas espécies de artistas.
Pessoalmente já tenho visto .a palavra escritor, aplicada no sentido de englobar em si também a noção de poeta. Mas será a mesma coisa?. Literariamente esse aspecto não me agride, porque se eu disser que Camões foi um escritor todos aqueles que andam ligados a estas coisas saberão que se trata de uma pessoa que escreve poesia.

Mas escrever prosa não é a mesma coisa que escrever poesia, se bem que em certas situações se possa dizer que fulano escreve prosa que mais parece poesia. Mas isso é o estilo do prosador, que tornando a prosa leve mas aguerrida, leva o leitor atrás, muitas vezes até ao fim A prosa é uma forma de escrever mais alargada onde o autor pode dar-se ao luxo de evidenciar toda a sua cultura e evidenciar todos os seus conhecimentos, sensibilidade, valores que pratica, de modo a deixar nas páginas que escreve o seu cunho pessoal, a forma como vê as coisas, fazendo do livro uma bíblia de conhecimentos escritos que possa fazer do homem um ser melhor, um ser mais solidário, mais próximo, mais esclarecido e por aí fora. É esta a definição de escritor que Vergílio Ferreira defendia e eu estou de acordo.

Um poeta, será uma pessoa com um poder de síntese mais apurado, que vive no seu mundo próprio e contrariamente aos escritores que dizem ter invejas dos poetas, estes trabalham as suas ideias de uma forma igualmente profunda, tal qual o prosador mas mais sintética mas de igual beleza, grosso modo. Do verso de um poeta, Sommerset Maugham disse que era capaz de fazer um romance de trezentas páginas, mas estou convencido que o poeta seria mais completo no seu verso. O campo de acção para prosadores e poetas é o mesmo para ambos diferindo as leituras que cada um faz daquilo que vê. E cada um tem a sua especialização direccionada para a sua própria forma de se expressar.

Apesar de ambos passarem a escrito o resultado das suas ideias, podendo por isso ambos ser considerados escritores, eu estou mais de acordo com a separação das águas, ou seja, ao escritor o que é do escritor e ao poeta o que é do poeta. Por isso, em minha opinião, poetas e escritores não são a mesma coisa, já que o poeta terá um comportamento perante a vida muito diferente do comportamento do escritor, tendo ambos um objectivo comum, que é estar ao serviço da cultura e pugnar pelo respeito dos direitos universais do Homem, com o objectivo de cada povo se dar a conhecer melhor ao outro. Depois há a inspiração própria de cada artista para atacar o problema.

Textos de MJF e JBS
colocados por João Brito Sousa