sexta-feira, 17 de julho de 2009

CONVERSA COSTELETA

Romualdo Cavaco



TEXTO RECEBIDO

DO NOSSO COMPETENTE E ROMUALDO CAVACO






Aula de História
Dr. Furtado

Foi nosso Professor já na provecta idade próximo à reforma. Tinha ligações familiares em Aljezur e Monchique, onde o encontrámos uma vez, a última...

As suas aulas eram peculiares. Entrava na sala, subia ao estrado e, após terminar o arrastar de cadeiras não dava muito tempo a que os alunos se distraíssem... ele é que os distraia e conduzia a aula. Por vezes escolhia um tema que nada teria a ver com História, mas que a ele lhe era grato. Dizia-nos “O João Branco Núncio tem uma quadra de cavalos que não há igual. Toureia a cavalo com a mesma arte como se estivesse apeado... Dizia-nos o nome dos cavalos, etc. Mais tarde pela Televisão pudemos comprovar a razão pela qual os seus pares o tratavam por MESTRE...

Noutra aula falava-nos de João de Deus, que ele admirava, nos dez anos de Coimbra – a sua Guerra de Tróia. Nessa época, sem estatísticas, já havia crise e, J.D. para equilibrar o orçamento teria ido visitar a Igreja de S.Sebastião. Como a estátua do Santo sangrasse, retirou-lhe as setas de prata e deixou um bilhete – “já basta de tanto sofrer” - .

Passados uns minutos mudava de tema – virava-se para a História ... “passem pela Papelaria Capela e comprem a “Cortezã de Sagunto” – Editora (x), autor (Y), preço ($)... Falava... falava ... mantinha os moços motivados ... olhava para eles e escolhia um interlocutor cuja conversa constituiria um misto de chamada ao aluno e aula dada pelo professor. Havia no entanto um deles que não se fixava no Professor e as aulas passavam sem que fosse chamado.

Certo dia, já quase fim de período o Professor apercebe-se pela folha da caderneta que o colega de carteira do Donaldo Campos Machado, próximo do Jacinto Manuel Teixeira Nunes não tinha sido chamado (hoje diz-se avaliado). Esse aluno estudava História em voz alta, numa varanda enorme, pelo que quando o Professor o chamou já tinha a voz “en su sítio”. Revelando alguma surpresa por ter descoberto um “historiador” no canto da sala, quando a aula terminou o Prof. perguntou-lhe: “Que nota queres??!!...” os colegas respondiam: “17 Prof. ... 17...” houve euforia na sala ... e quem pedisse nota mais alta.

No Exame

O exame de História era, segundo creio, apenas a oral, razão pela qual o aluno estudava em voz alta. O Professor, presidia ao Júri e, lembrando-se da tal aula-surpresa, pergunta-lhe:
... Diz-me lá do que é que gostaste mais, na História...
ao que o aluno respondeu:
- Sr. Dr. gostei de tudo em geral, mas, em especial da Antiguidade Clássica – Roma e Atenas..
- Então fala lá sobre isso ...
E... assim... veio um 15 para a colecção...

Cortelha, 2009.07.17