sexta-feira, 6 de agosto de 2010





PODERES DA RAINHA



Os poderes da Rainha de Inglaterra estão consagrados na Constituição e são para cumprir. A Constituição, é um corpo de leis, através das quais, um País, qualquer que ele seja, se baseia para governar o dito, depois desse corpo de leis, ter sido discutido e aprovado democraticamente.

E é nesse corpo de leis que consta como deve actuar, em termos de poderes, o primeiro Magistrado da Nação. A Rainha de Inglaterra é, pelo que consta, destituída de quaisquer poderes mas é a mais alta dignatária da Nação. Entre nós, o Presidente da República não tem os poderes todos, mas alguns, sendo a nossa Constituição chamada de semi presidencialista.

A Justiça é um poder independente e funciona à parte.

O Procurador-Geral da República é um cargo institucional consagrado nas constituições de vários países e está associado à instituição Ministério Público e tem as funções de seu Chefe ou Coordenador Geral e em Portugal é o responsável pela direcção global do citado Ministério Público.

Vem esta crónica a propósito, do senhor Procurador Geral da República, um homem com uma longa carreira de Juiz, onde teve de decidir muitos casos e tendo nesse campo bastante experiência, sendo o responsável primeiro do Ministério Público, vir gora dizer que tem os poderes da Rainha de Inglaterra, que, como se sabe são nenhuns.

Penso que não é assim. O que aconteceu é que o senhor PGR não exerceu a liderança que a função exige e que o cargo lhe conferiu e penso que as coisas não correram bem, saindo disto tudo, parece-me, todos prejudicados.

A Justiça, garante o funcionamento pleno e harmonioso de uma sociedade democrática, se for bem aplicada, que, no fundo se trata de vigiar os comportamentos cívicos dos cidadãos e defender os valores de cidadania reconhecidos como desejáveis.

A Justiça é tão antiga como as sociedades, mas é de difícil aplicação, reconheço. Exige coragem e determinação de quem possui o poder de a exercer. Mas não pode deixar de a exercer com serenidade e competência.

Até porque, já lá diziam os Romanos, "cada cabeça sua sentença"

É o que eu penso.

João Brito Sousa
IN JORNAL REGIÃO SUL (Semanário)

Assunto: Tudo depende da posição
Para:


Fazê-lo parado fortalece a coluna,
de barriga para baixo estimula a circulação do sangue,
de barriga para cima é mais agradável,
fazê-lo sozinho é enriquecedor, mas egoísta,
em grupo pode ser divertido,
no w.c. é muito digestivo,
no automóvel pode ser perigoso...
Fazê-lo com frequência
desenvolve a imaginação,
a dois, enriquece o conhecimento,
de joelhos, torna-se doloroso...
Enfim, sobre a mesa ou sobre a secretária,
antes de comer ou à sobremesa,
sobre a cama ou numa rede,
despidos ou vestidos,
na relva ou sobre o tapete,
com música ou em silêncio,
entre lençóis ou no roupeiro:
Fazê-lo é sempre um acto de amor e de enriquecimento
Não importa a idade, nem a raça, nem o credo, nem o sexo, nem a
posição económica...

Ler é um prazer!!!!



Mentes depravadas! Já estavam com ideia em algo completamente diferente...Isto são ideias da "ALÇADA" para promover o "Plano Nacional de Leitura" . (Isso queria ela...ser tão criativa!)
Nota: Circula na Net

LEIAM O NOSSO BLOGUE - É criativo, é diferente e... podem colaborar!
RC
Desta Varanda observo o Mundo

SOBRE A CRISE



Uma frase com que me identifico Desta Varanda observo o Mundo !
Dá a sensação de comentar situações de um Mundo com a fantasia de que não sou seu integrante !

No entanto permitam-me que acompanhe o abraço do João Brito de Sousa ao Rogério Coelho pelo esforço de abnegadamente estar á frente deste Blog . O qual como sucede comigo é ponto obrigatório de visita na net para Muitos Costeletas .
Naturalmente que não esqueço a mensagem aqui publicada sobre meus 70 Anos pelo Amigo JBS , e de forma singela lhe dou O MEU OBRIGADO pela homenagem que me foi feita .



A Crise actual sim ...
Nos afecta porque de certa forma é proveniente da Internacional e se os Catedráticos na Economia e outras áreas fossem mais como se fala Pé no Chão em vez de ser tão teóricos naturalmente que havia muita diferença .
Nem tudo o que é Bom para um Local ou País , pode ser para o outro !
Assim como não existe dois seres humanos com a totalidade das características , também não existe dois locais ou Países totalmente iguais .

Quem foi que Previu que os factos capitais como : o fim do Império, a passagem da ditadura à democracia e a entrada na UE. iria ter um efeito benéfico na economia em Portugal ?

Não interessa , até que tudo acaba por se encontrar inter –ligado .
A ditadura queria manter as colônias mesmo não deixando virar a página da história . Investiu tarde na economia das mesmas ( década de 60 ) esquecendo outros pontos estratégicos !
Por seu lado os negociadores da descolonização nem é necessário falar porque os Portugueses da época sabem das histórias que aumentou a população em Portugal proveniente das ex-colónias . .

O IARN foi uma fonte de corrupção com um mínimo de Controle , destaco um de muitos casos que conheci : de Moçambique voltou um Sr cujo nome era Duarte e solicitou ao Banco do Fomento um empréstimo de 5 mil contos para montar uma Industria de confecções . Não foi Autorizado mas , em compensação foi informado de que a autorização era dada se solicitasse 50 mil contos .
Aceitou praticamente metade pagou de propinas e no Cartaxo montou a fábrica que nunca funcionou por ter terminado o dinheiro !
A Tal descolonização não foi bem como era denominada , e a passagem para a democracia foi mais complicada do que actualmente se pode imaginar !

A Comunidade Européia virou mais que Sonho ou esperança , uma Utopia acompanhado pelos modelos de Socialismo da Suécia e outros Países em que falavam o cidadão era protegido pelo Estado do Nascimento á Morte !
Muitos exemplos surgiram a contradizer as Teorias , na Nova Zelândia o desinteresse da População foi de tal forma que muitos estabelecimentos deixavam de ter produtos para venda pela comodidade dos comerciantes .
E até Fidel de Castro reconheceu que a competitividade profissional tem de ser estimulada .
Para Portugal poder ser aceite teve então de abdicar de muitas actividades que davam emprego directo e Indirecto a milhões de pessoas ! Na agricultura se falava que as condições de Portugal eram na maioria adequadas para a Pastoreio de cabras , ovelhas !
Não tinha condições de produzir Suínos e vacas já que a soja e o milho era importado e pago em dólares, e muitas outras reinvidicações que tiveram de ser aceites .

Se dissessem a um americano:
Tens de pagar mais Impostos porque a despesa com a máquina do Estado vai aumentar cerca de 03 vezes porque só o numero de deputado vai aumentar umas 15 vezes.
Será que o Cidadão Americano abria mão de cerca de metade dos seus rendimentos de trabalho para sustentar toda essa equipe ?
Ou preferia aderir aos bons Planos de Saúde , Educação , Justiça e outros que o Estado oferece !

Tive de concentrar este cozinhado com os produtos da minha memória de forma a não entrar muito na demagogia que iria ocupar bastante espaço não adequado .


Saudações Costeletas
António Encarnação
Caros Amigos,

Acabei de ler e assinar a petição online: «pela alteração Proposta de Plano de Pormenor de Salvaguarda da Baixa Pombalina »

http://www.peticaopublica.com/?pi=P2010N2511

Eu pessoalmente concordo com esta petição e acho que também podes concordar.

Subscreve a petição e divulga-a pelos teus contactos.

Obrigado,
Casimiro de Brito





Casimiro de Brito
Rua Emb. Martins Janeira, 15-6º.Esqº. 1750-097 Lisboa Portugal
Telefone: +351 309928481 * Portátil: +351 936268878
Mail: casimirodebrito@netcabo.pt
Outro mail: casimiro.debrito@yahoo.com
Site: http://www.casimirodebrito.no.sapo.pt/
Novos poemas eróticos in
http://www.truca.pt
Fragmentos do “Livrio de Eros” in
www.pnetliteratura.pt



Do livro Através do Ar, Tokyo, 2008

世界を変えられず
君がサンダルの
砂を払うを許せ

O mundo não posso mudar —
deixa-me sacudir a areia
das tuas sandálias

I can’t change the world —
let me shake the sand
off your sandals

Puisque je ne peux changer le monde —
laisse-moi secouer le sable
de tes sandales