segunda-feira, 29 de junho de 2015

GRANDE ALMOÇO COSTELETA EM VILA MOURA

MAIS 4 FOTOS PARA APRECIAREM
DO ALMOÇO NO
HOTEL D. PEDRO GOLF
DOS ANTIGOS ALUNOS DA
ESCOLA TOMÁS CABREIRA




















Reportagem fotográfica do
Roger

JORNAL "o COSTELETA" Nº 124


PARA QUE TODOS OS COSTELETAS, 
QUE NÃO SÃO SÓCIOS, 
POSSAM TOMAR CONHECIMENTO DO NOSSO JORNAL
AQUI O PUBLICAMOS







Caros Costeletas. Querem ser assinantes para receberem o Jornal nas vossas casas?
Inscrevam-se como sócios. A quota são apenas 10 € POR ANO!

Colocado por
Roger

RECORDANDO


«JORGE ESCALÇO VALADAS, PINTOR»
Da autoria de seu filho, Jorge Manuel dos Prazeres Escalço Valadas foi publicado um li­vro que, para nós «costeletas», se reveste de grande significado, já que é uma biografia da­quele que foi o primeiro director da Escola Técnico Elementar Serpa Pinto, com que no Al­garve se iniciou uma fase do ensino profissional. Referimo-nos ao saudoso Mestre, consa­grado pintor e professor de Desenho, que foi Jorge Escalço VaIadas, o «Valadinhas» como tão efectuosamente era referido. Já «O Costeleta» inseriu uma fotografia daqueles «tempos idos» com todo o Corpo Docente, incluindo o sempre amigo Mestre José de Brito, que nos cedeu aquele precioso documento e «capitaneando» aquele grupo de professores que tanto contribuiu para a nossa formação o Professor Valadas.
Foi no Museu Etnográfico Regional que, na companhia do dedicado costeleta e nosso professor Mestre José de Brito, descobrimos esta obra que narra a vida do Pintor Jorge Es­calço VaIadas, nascido em 5 de Novembro de 1908 em Salir (Loulé) mas registado em Vila Real de Santo António. Em 1930 foi com a família para Lisboa onde, mais tarde (1935/ 1937) frequentou a ESBAL (Escola Superior de Belas Artes de Lisboa) e iniciou a sua vida profissional em 1941 na Escola Fonseca Benevides, na capital e onde casou, volvidos dois anos com D. Isabel dos Prazeres. Foi no ano lectivo de 1948/49 que foi nomeado professor e director da Escola Serpa Pinto, a funcionar no actual imóvel da Escola Tomás Tomás Ca­breira, funções que ocuparia até 1952, para desempenhar o magistério no Porto.
 O nosso sempre lembrado director e professor faleceu 1 de Agosto de 1993, num Lar de Idosos,_em Paços de_Arcos e está sepultado no Cemitério da Galiza, em São João do Estoril.
             A obra, que é edição do autor, seu filho, contém largo número de reproduções fotográficas da vida do «Valadinhas», algumas das quais referentes à sua passagem por Faro.

JOÃO LEAL 
Pintura de Jorge Valadas
"A Ria Formosa"
Colocado por
Roger