terça-feira, 30 de junho de 2015

INFORMANDO



EFEMÉRIDE
PARA O DIA 1 DE JULHO

1867 - Abolição da pena de morte em Portugal


Forca

CRÓNICA DE FARO


Nova Iorque (Torres Gémeas) revivido em Faro

Foi uma recordação dolorosa, viva, autêntica e sofrida por quem viveu, de forma invulgar, direta e participada, o que aconteceu, como um facto inapagável, naquela fatídica manhã de 11 de Setembro de 2001, aquando dos ataque e destruição das “Twins Tours” (Torres Gémeas) na capital económica mundial, que é Nova Iorque.
(1)Reviveu-se, na sede do Rotary Clube de Faro, no decurso da reunião, presidida por Henrique Brito Figueira, em que foi orador um raro interlocutor pela sua ligação, antes e depois deste histórico acontecimento, àquele conhecido conjunto arquitetónico da “Big Apple”, o engenheiro civil Alexandre Moreira, que “menino e moço”, aos 9 anos, emigrou da sua Galiza natal para os Estados Unidos da América, onde se licenciou e contraiu matrimónio com uma nossa conterrânea, natural dos Vilarinhos (São Brás de Alportel), onde após a aposentação vieram radicar-se.
Trabalhava antes do fatídico ataque em que perderam a vida mais de duas mil e setecentas pessoas, na remoção do amianto dos emblemáticos edifícios novairoquinos e para ali retomou, de imediato, quando no seu lar teve conhecimento do sinistro atentado e como referiu “vivi o inferno de Nova Iorque. Foi muito doloroso e, confesso, que chorei ante a tragédia” ou “toda a gente de Nova Iorque se uniu, como mais tarde aconteceu aqui no Algarve, com o incêndio florestal na serra algarvia”, empenhando-se no salvamento e buscas realizadas dias a fio.
O “amor solidário a esta terra” foi bem expresso nas palavras de apresentação do eng. Alexandre Moreira ditas, como ele sabe dizer, pelo responsável pelo protocolo do clube, Joaquim Teixeira, destacando a acção solidária desenvolvida no Algarve por este galego “provedor das Comunidades Estrangeiras junto ao município sambrazense”, o qual “não sendo rotário de emblema o é de coração”, como o atesta um vasto conjunto de acções de modo próprio no “São Brás Solidário”.
Certo é que, na eloquência das suas palavras com estigma pleno de quem viveu, instante a instante, aquela página marcante dos tempos primeiro do século XXI, todo o ataque às Torres Gémeas em Nova Iorque, tiveram uma notável evocação no Rotary Clube de Faro.
João Leal

(1) Henrique Brito Figueira é o Secretário da Direcção da Associação dos Antigos Alunos da Escola Tomás Cabreira.

EXPOSIÇÃO


Do Artista Costeleta Wenceslau Pinto Nunes
recebemos estas 3 fotos da sua exposição
que, com todo o prazer, publicamos 




A foto do Wenceslau está na Coluna das Personalidades
A exposição pode ser visitada
no Alto dos Gorjões.
Sta. Bárbara de Nexe.