segunda-feira, 28 de setembro de 2015

ALGARVE - PONTOS DE VISTA



Santuário de Nossa Senhora da Piedade 
(Mãe Soberana) ...
LOULÉ


  Localizado na freguesia de São Sebastião, concelho de Loulé, no Algarve, é um dos mais importantes Santuários marianos de Portugal e no qual a respectiva celebração anual é reconhecida como "a maior manifestação religiosa a Sul de Fátima
  Sabe-se que em 1518 já tinha sido construída pelos moradores, tratando-se, nessa altura, de uma pequena ermida.
  De acordo com os registos existentes da Ordem Militar de Santiago, a Ermida de Nossa Senhora da Piedade foi edificada em 1553 no alto de um cerro situado nas imediações do centro urbano de Loulé e junto a um importante eixo viário que, desde a época romana, faz a ligação entre São Brás de Alportel, Loulé e Boliqueime .
  Nos finais do século XVI, o padroado deste templo católico passou para a Câmara de Loulé e, desde logo, a edilidade assumiu a apresentação do ermitão e a organização da sua festa principal, então realizada na Segunda-feira depois da oitava da Páscoa. Desde essa época, as festas anuais em honra de Nossa Senhora da Piedade, enquanto "Mãe Soberana" de todos os filhos de Deus, manteve sempre, ao longo dos séculos, uma grande popularidade, e, nos meados do século XX, iniciou-se a construção de um novo templo, de enormes dimensões, junto à ermida.
 Em primeiro plano, à direita, a ermida
O Santuário
Pesquisa de
Roger



CR7 “Embaixador de Faro” no Mundo

O espírito empreendedor do comerciante farense António Manuel e a capacidade criativa de seu filho José Carlos motivam que a Rua de Santo António, “calle mayor” ou “gran via” da capital sulina percorra através de fotos e da internet os mais diversificados recantos do Mundo.
Isto porque frente aos seus estabelecimentos que possuem na referida artéria, para a qual se deseja conhecer o esplendor e o movimento de tempos idos, colocaram junto a um clássico maple, uma figura em cartão plastificado e em dimensões naturais reproduzindo esse nome entre todos sonamente do futebol mundial, que é o madeirense Cristiano Ronaldo, que alcançou, na sua prosseguida e brilhantíssima carreira dos mais aliciantes títulos do desporto rei. Motivou isto e continua em permanente atractibilidade que os muitos turistas, nacionais e estrangeiros que, no quotidiano, percorrem aquela zona pedonal da baixa farense, não deixem de se fotografar junto deste cenário para sempre recordatório das suas deslocações ao Algarve.
E depois há o mostrar das referidas fotos, quer pessoalmente como através das redes sociais, num compreensível orgulho de na nossa região e na sua cidade capital se haverem “retratado e convivido” com o mais famoso jogadora de futebol português.
Meritória iniciativa, bem merecedora das nossas efusivas felicitações, esta que assim faz, sem o expressar tornar o conhecido CR7 um autêntico “embaixador de Faro” no Mundo, promovendo um maior conhecimento da região sulina em com essa motivação, para além da satisfação pessoal, provocando, por certo, a vinda de mais visitantes ao Algarve.
João Leal