sexta-feira, 16 de outubro de 2015

CONVÍVIO DE NATAL


Associação dos Antigos Alunos
Da Escola Tomás Cabreira
DIA 12 DE DEZEMBRO DE 2015
NO RESTAURANTE “SENHORA MENINA”-FARO
ALMOÇO CONVÍVIO DE NATAL COSTELETA
17,5 €
COM TROCA DE PRENDAS
(Traga uma prenda SIMBÓLICA para receber outra)
MENÚ
Peixe e carne
(Servido à mesa)
Água, vinho e café
Sobremesa
(Em Buffet)
MÚSICA AO VIVO PARA O PÉ DE DANÇA
INSCREVA-SE E TRAGA OS SEUS AMIGOS

Telem.:  919029068  -  Isabel Coelho

NOTA: Decidido em reunião da Direcção. Contactado o restaurante e o músico. Qualquer alteração daremos informação.
a) A Direcção


CARTAZ DE ESPECTÁCULOS
A Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve e o trio Pedro Frias são os protagonistas do próximo concerto do Festival Internacional de Guitarra de Lagoa, marcado para domingo, dia 18 de Outubro, às 18 horas, na Quinta dos Vales, em Lagoa.
Esta é mais uma iniciativa das muitas que compuseram o cartaz da segunda edição deste festival, que começou em Setembro e vai terminar no último dia de Outubro.
Até final do mês, ainda será possível desfrutar de mais dois concertos, além do de domingo. A 25 de Outubro, Às 18 horas, sobe ao palco do Auditório Municipal de Lagoa o quarteto Laurent Boutros. A festa encerra, no dia 31 de Outubro, com um concerto de Peter Finger, também às 18 horas.
Também haverá uma última masterclass, outra vertente deste festival, no dia 24 de Outubro, dirigida por Laurent Boutros.
 Orquestra Juvenil de Guitarras do Algarve

METEOROLOGIA
ASSIM VAI O TEMPO
Todo o país vai estar, amanhã, sábado, sob Aviso Amarelo, devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoada e de vento forte, com rajadas da ordem de 80 km/h, podendo chegar, nas terras altas, aos 100 km/h.
No Algarve, o aviso inclui ainda o estado do mar, já que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê aumento da agitação marítima, com ondas de sueste com 2 a 3 metros na costa sul.
Segundo Bruno Gonçalves, do site algarvio Meteofontes, há «neste momento, uma situação algo complexa no Atlântico, com uma depressão em altura com ar mais frio a noroeste do Continente e a deslocar-se para sueste», bem como «uma depressão na zona da Madeira e a deslocar-se em direcção ao Continente».
«Da interacção entre estas duas depressões irá resultar uma única, que se intensificará perto do nosso litoral, condicionando, assim, o estado do tempo para este fim-de-semana».
Nota: Não se esqueçam do guarda-chuva. Parece que a Feira de Santa Iria, iniciada hoje, vai ficar molhada.


Do "Costeleta" Jorge Tavares recebemos o texto que, com todo o gosto, transcrevemos:



Prezados Costeletas

Todos os dias faço uma visita ao nosso blogue, que o Rogério Coelho mantém  activo,  com o prazer que lhe é conhecido, de forma a proporcionar a comunicação entre costeletas.
Obviamente que completo esta visita com a leitura das publicações do dia e também, de dias anteriores. Procurar alguns comentários e reacções aos textos publicados anteriormente é o objectivo dessa busca.
Com muita tristeza e  desânimo, resultante do acumular do  tempo, concluo:
*As publicações são fruto do trabalho de dois incansáveis costeletas – Rogério Coelho e Manjua Leal .
*De quando em quando um ou outro costeleta envia uma publicação e neste grupo me incluo.
*Comentários e reacções nenhumas!!!!!
Quem escreve fá-lo  porque gosta e também para proporcionar prazer, com a leitura do seu escrito. Escrever sem leitores, é como um dia sem sol. As opiniões e comentários são o resultado final dessa leitura.
No lado direito do nosso blogue, é bem visível a fotografia de cerca de 20 denominados colaboradores. Pergunto: Quantos colaboram de facto?
Dos 16 elementos dos orgãos sociais, entre efectivos e suplentes, quantos têm a preocupação de partilhar com os outros costeletas os seus textos inseridos no blogue?
Se estas duas ou três dezenas de costeletas, escrever meia  dúzia de linhas e enviar ao Rogério Coelho, terão oportunidade de apreciar a alegria com que  ele recebe este contributo.
Caros  costeletas, todos os dias a vida proporciona coisas boas, menos boas e más. Partilhemos, deixando a nossa imaginação fluir, escrevendo.
Haja imaginação....!
jorge tavares
costeleta 1950/56


A INOCÊNCIA DOS LOUCOS 
          
Com excepção dos inocentes,  das crianças, dos loucos, subentenda-se aqui os "bons loucos", é difícil encontrar alguém assim como ele, o meu amigo Silva.
Só não sei exatamente em qual dessas categorias ele seria inserido com mais acerto. Seria na categoria dos inocentes? Talvez, apesar de ter mais de sessenta e cinco; como todo o homem maduro, avò de dois netos. Dono dessa inocência que faz a pessoa cantar para os netos dormirem, para os netos acordarem "ligados", e na impossibilidade de poder cantar para os filhos e netos dos outros dormirem e acordarem.
Ele  sabe aquele tipo de paz, de quando a gente fecha a cortina e não importa se o que bate na vidraça é o vento, a chuva ou o sol? É desse tipo, a inocência da qual me refiro. Tudo está bem de qualquer jeito, porque o mundo do inocente transborda mesmo é no coração.
Falando em bater no vidro, lembrei-me de que justamente com o Silva aconteceu o seguinte, num trânsito de situação infernal. Lá estava ele, dirigindo, com as crianças devidamente sentadas no banco de trás, enquanto no banco do lado viajava a sua carteira.
Obviamente, tratando-se do avò, eles cantarolavam alguma música junto com o rádio.

Eis que, no semáforo vermelho, dois motoqueiros, um de cada lado do carro, param. O do lado do motorista, bate no vidro e o Silva olha, achando um pouco estranho aquele homem, naquele calor, com aquela roupa toda e mais o capacete fechado.
Não consegue entender o que ele diz. Também, com aquele capacete e o volume da música no rádio! Ele parece agitado e o Silva abre um pouco mais o vidro, sugerindo com um gesto para ele abrir o capacete. Ele levanta a viseira, e assim o percebe realmente irritado mas não entende o que diz. Então ele comenta para o “motoqueiro”:
- um grande calor?  
O outro insiste, apontando para o outro lado. Ele olha e nota que o outro vidro está meio abaixado e responde sorrindo:
- O vidro está aberto! Obrigada moço! E começa a fechar os vidros, percebendo nesse momento que existe mais um “motoqueiro”, do outro lado do carro.
O sinal abre e então os dois “motoqueiros” saem lado a lado, conversando. O neto de apenas sete anos lhe diz:
- Avô, você não percebeu que ele te queria assaltar?!
- Imagina filho, não era nada disso, ele estava avisando que o vidro estava aberto!
Dias depois ele sabe pelo jornal que existem duplas de motoqueiros atacando naquele semáforo. Roubando os motoristas, principalmente mulheres e pessoas idosas, das quais eles "pedem" as bolsas e carteiras.
Mas será que ele se encaixaria mais na categoria criança? Talvez, já que brinca e conta histórias para crianças como se fosse uma delas!
Por fim, seria louco este meu amigo? Talvez... Porque manter a inocência nos dias actuais, só de loucos!

Rogério Coelho
d
NOTA:-Assuntos pendentes não me permitiram trabalhar o Blog na Quinta Feira. Roger