sábado, 24 de outubro de 2015


MUDANÇA DA HORA

HORA DE INVERNO

Esta madrugada de sábado para domingo tem que atrasar o seu relógio uma hora, mas a maioria dos países do mundo não o faz. Uns já não o fazem e outros nunca o fizeram
A hora de inverno começa na madrugada de sábado para domingo. Às 02h00 deverá atrasar os seus relógios uma hora, ou seja, para a 01h00.
As mudanças de hora estão definidas por legislação nacional e comunitária e acontecem no último domingo de Outubro (hora de inverno) e no último domingo de Março (hora de verão). A hora de inverno mantém-se até à madrugada de 27 de Março de 2016, altura em que os relógios deverão ser adiantados uma hora.

Esta alteração aplica-se a todos os países da União Europeia e à maioria dos países do continente europeu. As únicas excepções são Islândia, Rússia, Geórgia, Bielorússia e Arménia.


Ginástica: 
Loulé volta a ser a capital 
mundial do trampolim

A cidade de Loulé prepara-se para voltar a ser a capital mundial do trampolim com a realização da sexta edição da Loulé Cup, prova da Taça do Mundo em Trampolins que se disputa de 29 a 31 de Outubro no pavilhão desportivo municipal.
A competição é organizada pela Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé (APAGL) e pela Federação de Ginástica de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e com o alto patrocínio da Federação Internacional de Ginástica.
Paralelamente, realiza-se a 10.ª edição da Competição Internacional “Loulé Cup”, nas modalidades de trampolim, duplo mini-trampolim e tumbling.
As provas contam com cerca de 550 ginastas de 30 países e estão integradas nos eventos desportivos da “Loulé Capital Europeia do Desporto 2015”.

Na competição “Loulé World Cup 2015”, irão participar cerca de 150 ginastas de 26 países, entre os quais  Portugal, Bélgica, Grã-Bretanha, Rússia, Itália, Espanha, Argélia, Japão, Canadá, Brasil, Egipto, Dinamarca, Suécia, Grécia, Geórgia, Irlanda, Alemanha, Bielorússia, Austrália, Nova Zelândia, Azerbeijão, França, Suíça, Holanda, República Checa e Turquia.



Um lugar para “Zeca Afonso”

Um singelo monumento, tão de igual com o inesquecível carácter do homenageado, esteve patente há algum tempo e durante vários dias, junto ao auditório ao ar livre e nas instalações modernizadas na Escola Tomás Cabreira. Tratava-se de um rememorar para a posteridade e com um cunho pedagógico para a juventude escolar “costeleta” (nome dado aos que frequentam ou se houveram como alunos da mesma) de um dos maiores do “Portugal de Abril” e que é ali foi mediático professor, ou utilizando uma linguagem actual, “um professor de proximidade”, o dr. José Afonso dos Santos, universalmente conhecido por “Zeca Afonso”.
De profundo sentir se revestiu esta acção inaugurada com a presença, entre muitos outros, dos antigos estudantes – cantores do fado de Coimbra e onde, em simultâneo, foi lançada a criação da Casa da Lusa – Atenas no Algarve.
A memória escultórica lembrando Zeca Afonso, que com a sua canção “Grândola, Vila Morena”! deu início a um tempo novo num Portugal novo, estava ladeada pelo símbolo vivo da fraterna azinheira.
Foi porém, como o povo diz na sua milenar sabedoria, “Sol de pouca dura”, isto porque, ao que aceitamos crer, “questões burocráticas” determinadas pelas entidades escolares, levaram a que o monumento – presença fosse retirado da Escola Tomás Cabreira de onde irradiou uma vaga inapagável da sua saudosa lembrança,
Tudo foi levado para, ao que nos informaram, os armazéns municipais, onde jazz à espera de um local onde possa ser implantado.
Sabemos agora que decorrem acções, lideradas por dois “farenses” que, não havendo nascido em Faro, o são de “alma e coração” e têm prestado à cidade capital sulina um vasto rol de serviço, para colocar a referida “lembrança a Zeca Afonso”, na praça que ostenta o seu honrado nome na urbanização cooperativa de habitação social, na popularmente chamada, por via da sua anterior ocupação militar, por “Carreira de Tiro” ou “Espaldão”.
São dinamizadores da iniciativa o eng. Augusto Miranda, antigo vereador do município, professor aposentado da Escola João de Deus e preside ao Clube Farense e à Casa de Coimbra no Algarve e esse artista plurifacetado e exímio guitarrista José Maria de Oliveira, criador e mentor, há décadas, do “Grupo de Fados de Coimbra”.
A placa elevada, em plena zona central, lá se encontra, como que aguardando a lembrança escultórica de quem tanto diz a este País e com um sentido afectivo especial a Faro.

João Leal