domingo, 1 de novembro de 2015

MAU TEMPO NO ALGARVE


TEMPESTADE COM MUITA CHUVA EM ALBUFEIRA

CHUVA INTENSA EM QUARTEIRA

A chuva fez-se sentir com grande intensidade em Portimão, Boliqueime, Vilamoura, Loulé e Faro.

Pesquisa de Roger

CRÓNICA DE FARO


“Vai acontecer poesia…”

… e efectivamente assim sucedeu, em mais um “Serão Cltural”, como sempre nas noite de sexta-feira, na Casa dos Açores no Algarve, ali junto à Estação Ferroviária. “Vai acontecer Poesia…” foi um repto lançado pelo artista de teatro e declamador Joaquim Teixeira, que comportou para além da vasta antologia que, com elevado mérito e grande arte apresentou, a todos quantos o quiseran intervir dizendo poemas próprios ou de vários autores.
A apresentação foi do dedicado presidente da Direcção daquela dinâmica instituição regionalista, Ruben Santos, que antecedendo o tema da noite, referiu a próxima realização da assembleia geral para eleição dos novos corpos gerentes e renovação do elenco responsável, uma vez que já leva 11 anos consecutivos de funções em 3 mandatos; o decurso em Montreal (Canadá) do Conselho Mundial das Casas dos Açores, onde a associação sediada em Faro, estava representada pela vice-presidente Drª. Ana Luísa Santos; a efectivação, em Novembro próximo, de mais uma edição da “Semana Cultural dos Açores no Algarve” e o sempre renovado ensejo de novas e mais funcionais instalações sociais.
Com aquele sentido de comunicabilidade que lhe é peculiar, onde existe a simbiose de transmissão do belo e da arte, Joaquim Teixeira, interpretou duas dezenas de poemas, com notas alusivas ao tema e ao autor, actuação no final merecidamente aplaudida e intervalada com outros intérpretes (Alice Carneiro, Eng. Tito Olívio, João Leal, Maria da Conceição Pires, Cândida Cativo, Paulo Mendes e João Leal).
E pela noite, em fora, aconteceu mesmo poesia, ao ouvirem-se poemas de Maria Amélia de Queiroz, Nuno Júdice, Fernando Pessoa, Tito Olívio, António Boto, António Gedeão, Guerra Junqueiro, Antero de Quental, Miguel Torga, Isidoro Cavaco, Deodato Pires, Pedro Barroso, José Vicente, José Régio, Joaquim Magalhães, Manuela Odete, António Pereira, António Ramos Rosa, João de Deus, Hermínio Beato de Oliveira, Henrique Dentinho, António Vieira Nunes, etc.
“Vai acontecer poesia…” terminou, com a declamação por Joaquim Teixeira, do “Ode à Paz”, da açoriana Natália Correia.
João Leal