terça-feira, 17 de novembro de 2015

ALMOÇO DE NATAL COSTELETA DE 2009

Recordando o último Almoço de Natal realizado no dia 
9 de Dezembro de 2009.
Algumas das fotos desse nosso convívio, com troca de prendas.
E canções da Rosinda
(cliquem sobre as fotos para aumentar)
 A Conceição e o Almeida sempre presentes
 Ali em frente o nosso Califa
 Rosinda toma fôlego para cantar o fado
 Ramalho, o dançarino
 O Matias na direita, de camisola amarela
 O Palmeiro veio da Mimosa
 O João e a Mimi e à direita o Teixeira
 A Rosinda cantou e o Vargues acompanhou
A troca de prendas
A Isabel e a Conceição entregaram

GOSTARAM?  - Inscrevam-se para o dia 19/12. Tragam uma "prendinha"

Este último Almoço de Natal Costeleta
foi na Senhora Menina
Pesquisa de Roger




Dr. José Neves, da dignidade havida à gratidão assumida

Hemos, com toda a honestidade de juízo, de considerar de um elevado sentido cívico, humano e vertical, a demissão das funções de Director do Serviço de Urologia do Hospital de Faro, do conhecido médico desta especialidade, Dr. José Cardoso Neves.
Fê-lo após mais de uma dezena de anos no seu desempenho, em coerência com uma continuidade de actos em que revelou a determinação cometida de servir a saúde pública e de acordo com a sua própria consciência ética e profissional.
Natural de Almada, onde nasceu há 63 anos, mas profundamente ligado a Faro, pelo lado materno e a referência bem mais significativa de ser neto do sempre lembrado “mestre António”, que foi responsável durante décadas, pelos serviços de carpintaria do município e prestou valiosíssimo apoio ao “Grupo de Teatro Lethes”, da direcção do Dr. Emílio Coroa (casos, entre outros, da encenação de “Grande Teatro do Mundo”, de Calderón de la Barca; “Castro”, de António Ferreira ou “O lugre”, de Bernardo Santareno.
Aliás após frequentar o ensino secundário no liceu Gil Vicente e literatura em Medicina na Faculdade de Ciências Médicas, ambos em Lisboa, sempre exerceu, após uma passagem pelo internato de Policlínica em Portalegre, ainda em 1978 e ao fim de dois anos, concluiu este percurso no Hospital de Faro, onde sempre trabalhou, à excepção do Serviço Médico à Periferia no concelho de Olhão (1980), com a dedicação, empenho, competência e saber, que lhe são merecidamente reconhecidos. Fê-lo durante mais de 37 anos e atingindo os diversos patamares da carreira hospitalar, com a prestação de provas públicas e elevadas classificações nos vários concursos, casos do ingresso no Internamento Complementar (Bom), Estágio de Urologia (18 valores), especialidade em que iniciara funções a 1 de Agosto de 1982 e frequentado, com a força de vontade e “talent de bien faire”, que lhe são intrínsecos, estágios parcelares, uns obrigatórios e outros facultativo que em Portugal como além fronteiras.
Em Janeiro de 1989 fez exame de saída, alcançando a classificação final de 18 valores, do Internato Complementar da Especialidade de Urologia e foi no ano seguinte, após a prestação de provas em Lisboa aprovado e admitido no Colégio de Urologia da Ordem dos Médicos, sendo provido, na sequência do respectivo concurso (19 valores) como assistente hospitalar da especialidade no hospital da capital sulina, onde prosseguiu no desempenho da actividade clínica, no quotidiano de uma acção de relevantes serviços.
O reconhecimento internacional da competência profissional do Dr. José Neves aconteceu em Novembro de 1992, quando foi admitido, após prova escrita ocorrida em Lisboa, como “Fellow” do “European Board of Urology” e alcançou a nota 85,7% e que viria a conhecer novos e assinalados marcos, como consequência da aprovação nos concursos para o efeito realizados, em Agosto de 1996 (habilitação ao Grau de Consultor da Carreira Médica Hospitalar na área de Urologia) e Outubro de 2001 (Provimento na Categoria de Chefe de Serviço no Hospital de Faro).
Gozando do maior prestígio entre os seus pares pertenceu, durante vários anos, à direcção da Sociedade Portuguesa de Adrologia, de que foi no último quadriénio, seu dedicado vice-presidente, como uma referência altamente positiva para o prestígio da mais importante unidade de saúde do Algarve.
A par de todo este valiosíssimo currículo há que salientar o sentido de humanismo e rigorosidade do médico que é um verdadeiro “algarvio”, lado a lado com o enlevo, carinho e dedicação com que no dia a dia, instante a instante se há com a família e a comunidade, nesse exemplar testemunho da afectividade que vota, de modo próprio a seus pais.
Prossegue o Dr. José Neves com postura que houve ao longo de quase quatro décadas, o seu afã profissional no sector privado, mas certo é que a saúde pública está mais pobre com a sua ausência por aposentação.
Nesta hora e interpretando o sentimento, que é denominador comum de milhares de pacientes, assumimos com a referida dignidade gémea, com que ele, na hora decisória se realizou, a gratidão vincada por tantas e tão generosas acções. Obrigada Dr José Neves!

João Leal