sexta-feira, 2 de junho de 2017

Um texto de LINA VEDES
BANHOS DE MAR II  (continuação)

Quando a maré vazava ... era um filme!
A meio da ria, com a ilha à vista, sentíamos o barco aos soluços, batendo no fundo, deixando-nos desconsolados, pois sabíamos o que iria acontecer!
Mestre Chico, na sua cabine de comandante, dava ordens e procurava navegar na parte mais funda do rego de água. Dois homens, um de cada lado, munidos de grandes varas, tentavam baloiçar o barco para que este não encalhasse.
A missão era impossível! Acabávamos por ficar presos, aguardando a descida integral das águas e a subida da maré até que fosse possível a navegabilidade.
Se o mesmo acontecesse no regresso a Faro, era muito mais dramático.
Vínhamos cansados, com fome, desejando chegar a casa o que, por vezes, só acontecia em plena noite.
Ainda sinto a insatisfação dos momentos passados num barco apinhado de gente, com crianças chorando ou barafustando, adultos impacientes e dores de barriga aliviadas num cubículo, com uma porta que não fechava, e um buraco redondo no meio de uma trave.
A recordação arrepia-me ... Como éramos pacientes! ...
Levantou-se uma brisa fresca. Aperto o casaco, olho as águas, o céu, o casario da praia, que já se avista...
Chegávamos à ilha e a confusão generalizava-se. Ansiosos por sair do barco/cativeiro ultrapassávamo-nos uns aos outros, carregados com os ces­tos da comida, os garrafões de vinho, as melancias ou as bilhas de água e os toldos ...
Escolhíamos ir para a costa ou ficar na ria.
Quem escolhesse a ria, se não tivesse toldo, ia para debaixo da ponte, cais de embarque e desembarque, enquanto a maré não subia. Aqui o banho era mais tran­quilo e agradável per­mitindo mergulhos da ponte e a entretenha da apanha de berbigões. A ida  para a costa obrigava a uma longa caminhada    pelo areal.

Continua no próximo dia

Sem comentários: