terça-feira, 31 de janeiro de 2017

QUANDO ALGUÉM PARTE


JOSÉ JOÃO GORDINHO PARGANA
Costeleta e sócio nº 673, Partiu

À viúva, Maria Amélia Pargana, familiares e amigos o nosso sentimento de profundo desgosto

DESCANSA EM PAZ JOSÉ PARGANA


TENHO DIAS...

É vulgar ouvir a expressão “tenho dias”, significando na gíria popular, que nem todos os dias são iguais: uns com vontade de trabalhar, outros de escrever, de passear, namorar ou até de não fazer nada.
Será  efeito do tempo? Das fases da Lua? Das horas de descanso na noite anterior?
Deixarei essa questão para os “sábios” que estudam o comportamento humano e dos animais.
Esta introdução ao texto significa que também eu tenho dias! Hoje é dia de ter vontade de escrever.
Que tema vou escolher ? Política e políticos é interessante. Mas, sobre que tema?
- TSU? Não. É um assunto resolvido e exaustivamente comentado. Como todos sabemos  o nosso país é riquíssimo em “opinion makers”, que dedicaram ao tema em todos os meios de comunicação social, centenas ou milhares de horas, tornando insignificante qualquer comentário, que me atrevesse a fazer.
- O Governo, agora rotulado de “Gerigonça”(não sei se depreciativamente ou com sentido de humor)?.
Seria um tema interessante, mas estou inibido de escrever sobre o mesmo. Não porque tenha regressado a polícia política. Não! A inibição advém do facto de ter de fazer escolhas sobre a multiplicidade de opiniões, pareceres, estudos, crónicas, sketches e outras formas de divulgação e poderia ser interpretado como tendencioso, o que talvez até fosse verdade, pois é uma área onde não consigo ser imparcial.
- Futebol? Para um apreciador desta modalidade desportiva, teria muito que dizer. Contudo, não o farei. Como protesto, por tudo o que se passa nesta tão bonita arte desportiva. Os dirigentes ( todos ) pelo seu comportamento ao longo dos anos, se encarregaram de conectar o futebol à corrupção. Justo ou não, o facto é que se nos lembrarmos do adágio popular “não há fumo sem fogo“, ficam-nos muitas dúvidas sobre o assunto.
- Economia? Bem, sendo uma ciência que me é particularmente grata, até poderia ser o tema eleito. Porém, a economia tem vindo a assumir uma liderança na actualidade, com demasiadas consequência negativas e sobejamente conhecidas, pelo que também não me apraz dedicar este texto ao assunto..
- Quem governa? Os políticos? Os economistas? Não! Os países são governados pelos políticos e pelos economistas, e alguns que uso denominar de “generais de pacotilha”, são extremamente nocivos, para as populações deste planeta. E não nos esqueçamos do denominado 4º Poder: Os média!
Quantos políticos e economistas nos “visitam” diariamente na nossa casa, logo que ligamos a televisão ou quando compramos o jornal e iniciamos a sua leitura, ou mesmo quando abrimos o rádio? É um “fartote” de opiniões, que lentamente vão moldando o pensamento dos cidadãos, em função dos seus interesses.
Então? TSU? Não! Governo? Não! Futebol? Não! Economia? Não! Então que tema escolher?
Em família, ontem almoçámos, pais, filha, genro e neto no Restaurante Roque na Praia de Faro. Excelente almoço! Parabéns à cozinha, pela extraordinária qualidade do arroz de lingueirão, do peixe frito e das sobremesas, a lembrar as que saíam das cozinhas das nossas mães e avós. Maravilhosas!. Meu caro Roque, amigo e ex-colega de longa data, hoje mais do que nunca a qualidade é um bem precioso para o sucesso e fidelização dos clientes. Esse é o caminho! (Passe a Pub)
Jorge Tavares
costeleta 1950/56